terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dicas para fazer um café profissional em casa


O nosso café é reconhecido como um dos melhores do Rio, isso porque o Baroa aposta na qualidade dos ingredientes e nos cuidados durante o preparo. No Baroa, usamos o café Orfeu, que é internacionalmente reconhecido entre os admiradores da bebida.


Mas se você quiser preparar um café de qualidade em casa, siga as dicas a seguir para deixar qualquer visita boquiaberta com o seu café:

• Compre sempre café novo e torrado há pouco tempo. Cafés moídos há muito tempo perdem o sabor, o ideal é no máximo duas semanas;

• Altas temperaturas deixam o café ácido e com gosto de queimado. Já uma água fria não extrai seu sabor adocicado. Há quem aposte em uma temperatura ideal de 90 a 95 graus. Para saber o ponto certo da água, tire a chaleira do fogo quando a água ferver e espere de 10 a 15 segundos;

• A proporção clássica de pó para água é de 10ml de água para 1g de café – ou 30g de café para um copo comum de água;

• O café deve ser consumido na hora em que é coado e nunca ser reaquecido, como acontece nas cafeiteiras elétricas;

• A água não pode passar mais de uma vez sobre o mesmo pó. Por isso, jogue-a bem no centro do coador. Jogar água na borda do coador significa fazer a bebida da borra do café, com muita cafeína e gosto de queimado;

• Depois de aberto, o café não precisa ficar na geladeira. O que o estraga é o contato com oxigênio, luz e calor excessivo. É mais importante colocá-lo num pote bem vedado do que em ar refrigerado;

Café pronto, é só combinar com um papo agradável e socializar com uma das bebidas mais tradicionais do mundo. Ou corre no Baroa e aprecie nosso delicioso café que é servido todos os dias.



domingo, 4 de dezembro de 2011

Receita da Salada de Banana com Granola


Apesar do calor e do sol ainda não ter dado o ar da graça aqui no Rio, em pleno dezembro.


Dizem os especialistas que é devido ao La Niña. Nossa dica é uma salada com a cara do verão carioca e da boa forma. Afinal, nada de pratos pesados, já que com as festas de final de ano, todos sabem que é comum exagerar um pouco nas deliciosas guloseimas...

Hoje então, vamos ensinar uma saudável e nutritiva salada. Boa semana!

Ingredientes:


- Banana Prata;
- Creme de Leite;
- Açúcar;
- Biscoito de Maisena Piraquê;
- Granola;




Preparo


1. Corte a banana prata em cubos e armazene; 


2. Quebre os biscoitos de maisena com as mãos em pequenos pedaços (não precisa ser muito pequeno) e armazene;


3. Armazene o creme de leite misturando-o com um pouco de açúcar;


4. Armazene a granola;


5. Pegue uma tigela e misture a banana prata com o biscoito de maisena e um pouco de granola. Jogue aos poucos o creme de leite por cima de tudo.


6. Depois de terminar, coloque um pouco mais de granola por cima para ficar bem bonito e apetitoso;


7. Leve a tigela à geladeira e deixe por 2h ou se preferir pode comer a temperatura ambiente também.



Esse prato pode ser consumido junto com uma comida leve com uma boa salada de folhas. Não se assuste, a mistura do doce com o salgado vai ser o diferencial do seu almoço ou jantar. Também pode ser servido de sobremesa se você preferir. Sem dúvida é uma boa pedida para o verão.



Você também pode usar creme de leite light e fazer o prato ficar mais leve, adequando-o a sua dieta.

 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Você sabe o que é Chester?


Os Chesters que geralmente dão o ar da graça nesta época do ano, na área de congelados do supermercado, são frangos geneticamente melhorados originados de cruzamentos de linhagens especiais com o objetivo de obter um produto que possui teores maiores de proteína e menores de gordura, além de concentrar 70% de sua carne no peito e coxas.

De modo geral os valores nutricionais do frango comum são maiores, possui mais gordura, oferece mais calorias, enquanto o Chester é menos calórico e com menos teor de gordura, e, embora apresente teores de proteína muito semelhantes as do popular frango que conhecemos.

Mas como são produzidos? Bom, o fenótipo (conjunto de características fisiológicas, físicas e comportamentais) são determinados pelo ambiente e pelo genótipo (constituição genética de cada indivíduo). Assim, tendo o ambiente propício, basta possuir aves com as características almejadas e criá-los.

A grande dificuldade: encontrar matrizes para a produção, ou seja, fazer a seleção onde se escolhe quais aves serão os pais da próxima geração, tendo com objetivo melhorar ou fixar a característica desejada. O passo seguinte é o cruzamento destas matrizes e a obtenção de filhos com essas características.




Assim, o objetivo é conseguir uma mudança da freqüência de alelos favoráveis, com o objetivo de obter o fenótipo desejado: aves com menor teor de gordura e maior quantidade de proteína. Nós conseguimos uma foto do chester para você. No Baroa você pode comer os pratos mais deliciosos e ainda sugerir novos pratos! Gostaria de comer um delicioso chester preparado pela nossa chef Lúcia? Então deixe seu comentário...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Goulash: conheça esse prato típico do Leste Europeu

Goulash é uma sopa ou guisado de carne e vegetais (especialmente de batata), temperado com páprica e outras especiarias. A especiaria é originária da Hungria, o goulash é também uma refeição muito popular na Áustria, Croácia, República Checa, Romênia,. Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e da região norte-oriental italiana de Friuli Venezia Giulia. É um dos pratos nacionais da Hungria. E muito fácil e barato de ser degustado por turistas na região.  É como se fosse nossa vaca atolada.


Para você que quer matar a saudade, ou para quem deseja apenas experimentar essa delícia típica, colocamos aqui a receita que é bem simples de fazer.


Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/11023-goulash.html

  • Ingredientes
  • 1 kg de alcatra
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 4 xícaras de chá de água
  • Sal a gosto
  • 1 colher de chá páprica picante
  • 1/2 kg de batatas picadas em cubos
  • 3 cenouras picadas em rodelas ( opcional )
  • 200 g de vagem ( opcional )

  • Modo de Preparo
  1. Corte a carne em cubos de 2 cm, deixe fritar na manteiga (no fogo alto)
  2. Junte água quente, ferva por 10 minutos, tempere com sal e páprica, tampe a panela e deixe cozinhar até amaciar a carne
  3. 30 minutos antes de servir junte as batatas, vagem e cenoura e deixe cozinhar

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vinhos no Verão



O verão veio com tudo no Rio, e para você que gosta de apreciar um bom vinho e aproveitou o nosso inverno mais “rigoroso” esse ano, não precisa desistir da bebida e se jogar na cerveja gelada. No verão, nossa dica é para o consumo de vinhos brancos e espumantes, que você pode tomar em casa, na piscina e por que não na praia?

Esses vinhos são muito mais refrescantes, pois são degustados em temperaturas mais baixas e também porque sua composição favorece a sensação de frescor.

O sommelier Carlos Cabral, explica que o vinho em temperaturas mais altas fica com um aroma muito acentuado e alguns elementos de sua degustação acabam ficando perdidos. Já o vinho branco deve ser apreciado com uma temperatura mais baixa, que modera a acidez. Mas lembre-se! Os vinhos não devem ser servidos bem gelados, senão os aromas ficam inibidos.

Coloque a garrafa em um recipiente com pedras de gelo, água gelada e sal grosso, para acelerar o resfriamento. Não coloque as pedras diretamente no vinho, ou o líquido pode afetar o saber da bebida.

Veja a temperatura ideal:

Espumantes – pode ser bem gelado, mas se chegar em 8ºC está bom.
Brancos – aproximadamente 10º C
Tintos – Entre 16º e 18ºC

Então aproveite o sol, a praia e Prost! (saúde em alemão).

domingo, 2 de outubro de 2011

BACALHAU COM BATATAS AO MURRO

Segunda tem bacalhau em nosso menu, mas por falar no prato que é uma verdadeira paixão nacional, vamos ensinar hoje uma receita deliciosa de bacalhau. O prato tem o preparo um pouco diferente do que estamos acostumado no Brasil, pois o bacalhau é cozido no azeite. Confira e depois nos conte o resultado:



INGREDIENTES DO BACALHAU:

- Setecentos e vinte gramas de bacalhau dessalgado em postas
- Dois litros de azeite extra virgem
- Quatro ramos de tomilho
- Quatro folhas de louro
- Quatro ramos de alecrim
- Quatro dentes de alho com casca

PASSO A PASSO DO BACALHAU:

- Esquente o azeite numa panela média com as ervas e o alho na temperatura de 60 graus
- Coloque o bacalhau e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos.

INGREDIENTES DA BATATA AO MURRO:

- Oitocentos gramas de mini batatas
- Cem mililitros de azeite extra virgem
- Cem gramas de chorizo espanhol fatiado já cozido
- Duas cebolas fatiadas
- Dois dentes de alho picados
- Duzentos gramas de passas pretas
- Um punhado de salsa picada
- Sal grosso a gosto

PASSO A PASSO DA BATATA:

- Espalhe o sal grosso em um tabuleiro médio
- Ponha as mini batatas cruas, com casca e tudo, sobre o sal grosso
- Leve o tabuleiro ao forno a cento e oitenta graus por 30 a 40 minutos.
- Deixe esfriar
- Retire as batatas do tabuleiro e bata até amassá-las
- Ponha azeite em uma frigideira e frite as batatas até ficarem crocantes
- Em seguida, junte as cebolas, o alho, o chorizo e as passas
- No final, acrescente a salsa.

VINHO PARA ACOMPANHAMENTO:

Como o bacalhau tem uma estrutura consistente, suporta muito bem um vinho branco encorpado (vinho que estagia em barricas de carvalho), ou tintos leves com poucos taninos e uma certa acidez.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os 10 Cafés mais luxuosos do mundo

Quando os cafés europeus tornaram-se o local preferido dos intelectuais em sua cidade no final do século 19 e início do século 20, eles acabaram virando uma espécie de instituições culturais decoradas, como se fossem interiores de palácios. Muitos não permanecem mais abertos hoje, embora os principais visitantes sejam agora os turistas do mundo inteiro guiados por seus ‘guidebooks’. Esses Cafés são agora essencialmente museus onde o próprio café e doces são servidos a preços bem salgados. Enquanto alguns foram transformados em restaurantes, outros ainda tentam manter seu patrimônio cultural vivo por bibliotecas e outros eventos culturais. 

Atualmente, as cidades com maior atração desses Cafés são Paris, Viena, Veneza e Budapeste, onde os seus interiores são os mais suntuosos, mas você pode encontrar alguns Cafés de beleza extraordinária em toda a Europa e até mesmo nas grandes cidades aqui das Américas que imitam a grandiosidade do Velho Mundo. Agora lhe trazemos a lista dos dez Cafés mais bonitos do mundo.






1 | CAFÉ NEW YORK, Budapeste


Esta verdadeira lenda de Budapeste foi o ponto de encontro de vários artistas no início do século 20. Recentemente renovado pelo designer Adam Tihany, mantém um interior deslumbrante com lâmpadas douradas ornamentais e pinturas no teto misturado com o mobiliário contemporâneo. Encontrado ligado ao NEW YORK PALACE HOTEL, é agora tanto Café e restaurante, acolhendo moradores e turistas que se sentam nas mesas espelhadas para tradicionais pratos italianos e ao som de músicas locais e performances, muitas vezes de curta duração de atores locais.





2 | CAFFÈ FLORIAN, Veneza 

Os velhos tempos de Veneza ainda podem ser vistos em palácios pela cidade, mas só pode ser sentida nesse histórico Café. O mais impressionante de tudo é que o Caffè Florian, o leva de volta ao século 18 com seu afresco e interior espelhado. Tem sido o ponto de encontro de escritores e artistas no passado, enquanto no presente continua como um museu vivo. Como tal, não se surpreenda a ser cobrado em torno de € 10 para o café, mas é um preço que se vale a pena pagar para admirar um lugar tão deslumbrante, que é também o lar de Bienal de Veneza, uma exposição de arte contemporânea em curso desde o final do século 19.









3 | CAFÉ CENTRAL, Viena 


Apesar de ruas monumentais e palácios ao redor da cidade, são os históricos Cafés os reais pontos de referencias de Viena. Os Cafés vienenses são inspirações para incontáveis ​​Cafés ao redor do mundo, e o Café Central é o mais belo e inspirador de todos. Situado num palácio histórico, possui pilares de mármore, grandes lustres, e tetos arqueados que acolheram os intelectuais desde a virada do século 19.
Como é o caso com a maioria dos Cafés históricos, agora recebe turistas em sua maioria, mas também é uma atração local, oferecendo música clássica ao vivo durante a tarde.









4 | CAFÉ IMPERIAL, Praga  


A próspera sociedade de Cafés de Praga do final do século 19 levou à abertura de diversos grandes Cafés na cidade. Enquanto muitos deles morreram após a Segunda Guerra Mundial, outros sobreviveram e sua antiga glória foi restaurada.
Café Imperial é o maior exemplo, conhecido como uma jóia da Art Déco (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_d%C3%A9co) agora incrivelmente trazido de volta à vida. Seu mosaico de azulejos ornamentados de interior é um dos cenários mais incrivelmente belos do mundo para um café da manhã, chá da tarde, ou tentar uma seleção de pratos checos.






5 | CAFÉ DE LA PAIX, Paris 

O primeiro Café do mundo dizem que foi o Paris 'Le Procope, mas as cafeterias mais famosas na cidade são Café Flore e Les Deux Magots. Eles são os que vêm em todo guia e que ficam inundados por turistas todos os dias. Igualmente turístico é o Café de La Paix, mas este é realmente aquele que vale a pena se aventurar, já que tem o mais impressionante interior da capital francesa. Foi construído pelo mesmo arquiteto da Opera House que pode ser visto em frente ao La Paix, com um teto de estuque ornamentado, paredes douradas, e mesas de mármore. Igualmente monumentais são os doces, muitas vezes esculpidos por designers locais.





6 | CAFÉ MAJESTIC, Porto 

Os Cafés mais famosos de Portugal são, naturalmente, em sua capital, mas enquanto em Lisboa o Café à Brasileira e o Versailles, certamente, têm interiores bonitos, é na secundaria cidade do país que encontramos o mais impressionantes de todos os Cafés do país e um dos mais atraentes do mundo. A partir de sua fachada para o seu interior, Café Majestic continua a ser um belo cenário para eventos culturais, tornando se mais do que apenas uma atração turística. Ele continua a fazer jus ao seu nome com uma maravilhosa atmosfera Belle Epoque na sua sala principal e em seu atraente jardim de inverno.










7 | CAFÉ CONFEITARIA COLOMBO, Rio de Janeiro 



Único representando brasileiro na lista, a Colombo foi Inspirada nos grandes Cafés europeus, era o lugar para se estar no Rio na virada do século 20. Acolhia bailes de fantasia e eventos culturais, e foi o lugar de muitas fofocas durante o chá da tarde da classe superior da cidade. O local era frequentado por grandes nomes da nossa literatura. Seus enormes vitrais, azulejos e materiais espelhados de seu interior características da França, Portugal e Bélgica, tudo criando um espaço de arte opulenta e nova para o clássico brasileiro, doces deliciosos ou simplesmente uma xícara do nosso famoso café brasileiro.




Caffé Gambrinus não é lendário apenas porque ele é o Café mais velho da cidade de Nápoles, mas sim porque desde que foi inaugurado em meados do século 19 tem recebido a realeza, artistas, celebridades atraídos pelo seu maravilhoso interior.
Ele inclui pinturas de alguns dos maiores artistas da época, esculturas e uma série de antiguidades para ser admirado enquanto se saboreia um cappuccino ou experimenta a variedade de bolos. As mesas são também colocado na área de fora, mas com interior tão bonito, é muito mais agradável ficar na parte de dentro, razão pela qual o café é conhecido como "sala de Nápoles."
 








Inspirado pelas cafeterias europeias do final do século 19, este Café se tornou uma parada cultural essencial para quem vai à Buenos Aires ao longo dos anos. Muito dos nomes famosos da cidade tornaram esse lugar a sua segunda casa, e continua a ser um ‘must-see’ para seus vitrais, mármores, bronzes, madeiras, e as fotos nas paredes. Além do café e alguns dos maravilhosos doces, o Café Tortoni também oferece shows de tango e recitais de poesia de noite. Moradores locais ainda superam em número os turistas, que particularmente adoram o "chocolate con churros" especialidade rodeada pela atmosfera atemporal.







O Café mais antigo e famoso de Roma serviu o seu café para muitas das figuras históricas da Europa, e continua sendo um refúgio para os intelectuais e os políticos de hoje. Este localizado na rua comercial mais luxuosa da cidade. A decoração é toda sobre espelhos, pinturas românticas, douradas, madeiras, mármores e mobiliário de época, dando um charme único para cada uma das pequenas salas que compõe o seu interior.












segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vinho para iniciantes


Todo mundo precisa saber algumas informações básicas sobre vinho, independentemente de quanto tempo você tenha de apreciador da bebida.
Ter conhecimento sobre os aspectos sanitários, bem como servir e armazenar o vinho, pode afetar sua decisão na hora de desfrutar a bebida. Beba diferentes tipos de vinho, com isso, maior será sua chance de saber mais sobre a arte de apreciar a bebida milenar. Ao aprender algumas noções básicas sobre o vinho, você ganha um grande quadro de referência a partir do qual, você poderá avaliar do que realmente gosta. Você também será capaz de saber o que funciona com cada tipo de comida.

Prove Vinhos

Degustação de vinhos refere-se a experimentação com a finalidade de perceber os aspectos do vinho que está sendo provado. Se você tem preferência por vinho branco ou vinho tinto, deve observar quatro aspectos importantes em uma taça com a bebida:

    *Visão - A cor e aspecto do vinho quando é rodado na taça.
    * Cheiro - cheiros comuns são frutas, flores, ervas, especiarias, madeira e couro.
    * Paladar - gostos comuns são frutado e a acidez.
    * Acabamento - O sabor que o vinho deixa em sua boca.

 
Investir em vinho é investir em saúde e qualidade de vida, alguns médicos recomendam uma taça por dia. Esse post abre uma série que faremos com algumas dicas sobre vinhos. Como sugerimos, antes de ser um conhecedor nato de vinho, você precisa antes ser um bom apreciador. Portanto, experimente e boa sorte!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Café e Saúde: Benefícios que o café pode trazer

O café que foi considerado vilão por tanto tempo, surge agora como uma surpresa positiva para os apreciadores da bebida, é que pesquisas recentes sugerem que quantidades consumo moderado de café (2-4 xícaras por dia) fornecem uma gama de benefícios à saúde. A maioria destes benefícios foi identificada através de estudos estatísticos que acompanharam um grande grupo de indivíduos ao longo de anos. De acordo com o estudo, beber café moderado pode reduzir o risco de câncer de cólon em cerca de 25%, cálculos biliares em 45%, cirrose do fígado em 80% e doença de Parkinson de 50% a 80%. Outros benefícios incluem a redução de 25% no início dos ataques de asma, e, pelo menos entre um grande grupo de enfermeiras monitoradas durante muitos anos, houveram menos suicídios entre as que consumiam a bebida.

E ainda, alguns estudos têm indicado que o café contém anti-oxidantes que além de reduzir os riscos de câncer, combatem o envelhecimento precoce.
Naturalmente, a maioria dos estudos não leva em conta a forma como o café é preparado. Talvez, se esses estudos fossem refinados, poderíamos descobrir, por exemplo, que beber um café que foi recém-torrado é melhor do que o café que é velho ou mal produzido. Certamente, há muito mais propriedades químicas benéficas no café fresco do que no obsoleto. E podemos aprender muito mais sobre os efeitos do consumo de café, se são provocadas exclusivamente pela cafeína ou quanto aos outros componentes menos compreendidos. Mas uma coisa é certa, se você “cafetrólatra” fosse uma das enfermeiras que participam do estudo referido anteriormente, beber café barato de escritório, te deixaria muito mais propenso ao suicídio do que se fosse beber, digamos, um delicioso café no Baroa.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aos clientes e amigos...

Este é o primeiro post do Blog do Baroa, o restaurante que transcende a comida a quilo, agora cria mais este canal de comunicação direto com os seus clientes.  Aqui você terá dicas de culinária, bem-estar, saúde e muito mais. No blog do Baroa também teremos receitas de comida brasileira, culinária internacional tudo com o nosso requinte e conceito de bistrô. Além de uma série especial sobre vinhos e o melhor do café. Seja bem vindo, participe, comente o blog do Baroa foi feito para você.