terça-feira, 22 de novembro de 2011

Você sabe o que é Chester?


Os Chesters que geralmente dão o ar da graça nesta época do ano, na área de congelados do supermercado, são frangos geneticamente melhorados originados de cruzamentos de linhagens especiais com o objetivo de obter um produto que possui teores maiores de proteína e menores de gordura, além de concentrar 70% de sua carne no peito e coxas.

De modo geral os valores nutricionais do frango comum são maiores, possui mais gordura, oferece mais calorias, enquanto o Chester é menos calórico e com menos teor de gordura, e, embora apresente teores de proteína muito semelhantes as do popular frango que conhecemos.

Mas como são produzidos? Bom, o fenótipo (conjunto de características fisiológicas, físicas e comportamentais) são determinados pelo ambiente e pelo genótipo (constituição genética de cada indivíduo). Assim, tendo o ambiente propício, basta possuir aves com as características almejadas e criá-los.

A grande dificuldade: encontrar matrizes para a produção, ou seja, fazer a seleção onde se escolhe quais aves serão os pais da próxima geração, tendo com objetivo melhorar ou fixar a característica desejada. O passo seguinte é o cruzamento destas matrizes e a obtenção de filhos com essas características.




Assim, o objetivo é conseguir uma mudança da freqüência de alelos favoráveis, com o objetivo de obter o fenótipo desejado: aves com menor teor de gordura e maior quantidade de proteína. Nós conseguimos uma foto do chester para você. No Baroa você pode comer os pratos mais deliciosos e ainda sugerir novos pratos! Gostaria de comer um delicioso chester preparado pela nossa chef Lúcia? Então deixe seu comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário