quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vinhos no Verão



O verão veio com tudo no Rio, e para você que gosta de apreciar um bom vinho e aproveitou o nosso inverno mais “rigoroso” esse ano, não precisa desistir da bebida e se jogar na cerveja gelada. No verão, nossa dica é para o consumo de vinhos brancos e espumantes, que você pode tomar em casa, na piscina e por que não na praia?

Esses vinhos são muito mais refrescantes, pois são degustados em temperaturas mais baixas e também porque sua composição favorece a sensação de frescor.

O sommelier Carlos Cabral, explica que o vinho em temperaturas mais altas fica com um aroma muito acentuado e alguns elementos de sua degustação acabam ficando perdidos. Já o vinho branco deve ser apreciado com uma temperatura mais baixa, que modera a acidez. Mas lembre-se! Os vinhos não devem ser servidos bem gelados, senão os aromas ficam inibidos.

Coloque a garrafa em um recipiente com pedras de gelo, água gelada e sal grosso, para acelerar o resfriamento. Não coloque as pedras diretamente no vinho, ou o líquido pode afetar o saber da bebida.

Veja a temperatura ideal:

Espumantes – pode ser bem gelado, mas se chegar em 8ºC está bom.
Brancos – aproximadamente 10º C
Tintos – Entre 16º e 18ºC

Então aproveite o sol, a praia e Prost! (saúde em alemão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário