Tudo começou em Veneza - 1950,
quando a condessa Amália Nani Moncenigo, que estava com uma anemia severa,
pediu a seu velho amigo Giuseppe Cipriani, que lhe preparasse um prato com
carne crua (rica em ferro). A exigência feita pelo médico da condessa, que
tentava curá-la de uma severa anemia. Aquela não foi uma tarefa fácil, pois naquele tempo existia um grande
preconceito em relação ao consumo de carnes cruas. Entretanto, a receita acabou
sendo um sucesso absoluto e recebeu esse nome por estar havendo na cidade uma exposição
do pintor renascentista Vittore Carpaccio, muito conhecido por usar em todos os
seus quadros luminosos tons vermelhos, lembrando a cor da carne crua. Dessa
receita que surgiu meio que por acaso. Nada deu tanto prestígio a Giuseppe quanto
aquelas lâminas muito finas de carne crua, acompanhadas de molho à base de
mostarda.
O tempo passou e, hoje, há já
muitas variantes daquela primeira receita - agora também usando lâminas de
peixe, frutos do mar, legumes, até queijo. E, como acompanhamento, molhos
diversos - sendo mais comum, entre nós, um feito com azeite, mostarda, limão,
alcaparra, salsinha, sal e pimenta, polvilhado com lâminas de queijo parmesão.
Essa receita que surgiu meio
que por acaso, só chegou ao Brasil na década de 70, trazida por Massimo Ferrari,
para seu restaurante em São Paulo - o "Massimo", é claro.
Ainda hoje você pode degustar,
na ruazinha tranqüila da Calle Vallaresso nº 1232, fica o Harry's Bar - de
Giuseppe Cipriani, um carpaccio que será servido com a mesma receita criada
pelo velho Giuseppe Cipriani, pois seu filho - Arrigo Cipriani – teve o cuidado
de conservar casa, decoração e cardápio . Mas, enquanto você não tem essa
oportunidade, vale a pena experimentar e deliciar-se com o maravilhoso carpaccio
servido aqui no Baroa. Fica aqui nosso convite e tenham uma ótima semana!
quando eu fiz o meu curso de cuzinheiro, pelo senac. este prato. foi uma das melhores provas que eu já fiz en toda aminha vida. a historia da criação deste prato me facina até os dias de hoje. fuiii.
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